Total de visualizações de página

Tenha FÉ!

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Sem rótulos, sem rodeios


Já parou para pensar no quanto você se basta? É verdade, você se basta.
Sabe, passamos a vida inteira idealizando muitas coisas para a nossa vida, mas essa idealização é baseada no que as pessoas desejam para nós, ninguém tem a curiosidade de saber se nós queremos o que querem para nós.
Vemos muitos textos por aí falando sobre pessoas que se casam aos 25, aos 30 já estão casados, com filhos, casa, carro, aquela família feliz (queremos acreditar que isso realmente seja verdade) formada, com o emprego dos sonhos. Só que eu fico me perguntando: O que é uma família feliz? O que seria o emprego dos sonhos? Será que é o que paga mais ou aquele emprego que o chefe não é chato? Ou então aquele que você faz o que gosta e ganha bem? Mas e daí se o salário não é lá aquelas coisas, porém eu gosto do que faço? E aquela questão da família feliz, como é? Pai, mãe, filhos, realizações pessoais, todos se amando e acabou? São muitos questionamentos, eu me perco em todos.
Na verdade, eu foquei meus últimos dias me perguntando sobre tudo isso. Sim, me fiz todas essas perguntas e sabe de uma coisa? Não encontrei resposta alguma para nenhuma dessas questões. Não encontrei porque não quis ou não fiz esforço algum para isso, já estava ficando louca com tanta coisa. Eu vou colocar a culpa nos hormônios, que estão a flor da pele, na ansiedade que desenvolvi sem perceber ou então na falta de vontade de ser tão feliz assim como dizem. Não, não é uma reclamação, mas eu acho que muita felicidade é um peso muito grande para carregar, eu realmente estou "de boa". Meu mundo é o oposto disso, tenho descoberto isso todos os dias, sou feliz do meu jeito, com as minhas crises existenciais, com as minhas muitas paranóias, com as minhas reflexões, e olha que refletir é algo que eu faço a todo momento, e como boa pisciana que sou, sou feliz também com a minha intensidade de ofertar meu amor, meu carinho e minha amizade aos outros, confesso que as vezes intenso demais, mas tenho trabalhado para dosar tudo isso.
A pressa só me acompanha quando o assunto é viver intensamente, eu havia deixado isso de lado, meio que estacionei algo que em mim sempre foi muito claro, mas que eu acabei perdendo de uns tempos pra cá, só que ainda bem que sempre podemos voltar a ser o que sempre sonhamos, tudo vai caminhando no seu tempo, e nesse tempo, te digo que estou ou estamos em processo de feitura.
Não sei o que a vida ainda me reserva, mas eu sou muito curiosa e quem sabe aos 40 ou 50 seja uma pessoa como a sociedade idealiza.
Hoje, ainda prefiro ser quem eu sou, sem rótulos e sem rodeios.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Faça o bem


Para que estamos nesse mundo senão para o outro, para servir, fazer o bem sem importar a quem?!
Tenho a convicção de que essa é a melhor forma de se sentir vivo, de ter certeza que encontrou seu lugar no mundo, afinal, ajudar o outro é muito mais que fazer pelo outro, é fazer algo para si, é ter noção de que precisamos uns dos outros, ninguém está isento de precisar de alguma ajuda em algum momento da vida, sendo assim precisamos entender que ser um refúgio para o outro é algo sublime, ouso dizer que é a forma de DEUS nos dizer o quanto nos ama e não nos desampara nunca.
Pode ser que não tenhamos dimensão do nosso verdadeiro papel no mundo ou que a gente não se sinta tão importante assim, acontece, o ser humano tem essa mania de se boicotar por tudo, de não se achar suficiente, de achar que outra pessoa é melhor para executar alguma atividade, sendo que nós já sabemos que nós somos melhores naquilo, só que estamos tão focados em não sermos bons que até o que sabemos fazer passa a ser algo difícil e isso precisa acabar.
Descubra algo que goste e compartilhe com aqueles que não sabem, as vezes o que você acha muito bobo dividir pode ser algo extraordinário para alguém e pode ter certeza que estará fazendo a diferença.
Muitas pessoas se descobrem em projetos sociais, em grupos que fazem visitas aos hospitais, orfanatos, asilos, que simplesmente ali estão para alegrar o dia de alguém, para levar uma palavra de conforto, um abraço, um carinho ou só pra ser um ouvinte de alguma história que tenham para contar.
Quando você encontra seu lugar no mundo, quando descobre sua missão, tudo começa a clarear, tudo começa a fazer sentido e é isso que vai moldando nosso caráter, nossa forma de ver o outro, de se colocar sempre no lugar do outro e isso é o que temos de mais valioso na vida.

Faça o bem sempre, não importa a quem, faça o bem.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Quando DEUS aparece pra você?




Pra mim, Ele aparece através de uma conversa com um amigo, pode ser numa discussão, num conselho, numa conversa informal, num desabafo, chega no momento em que aquele amigo consegue da forma mais simples me acolher e as vezes também não dizendo nada. De uma forma que não sei explicar, o afeto, o carinho de alguém me transcende, me faz sentir amada, não só pelas pessoas que me acolhem, mas por Deus mesmo, que nunca me abandona, através dos meus amigos.
Deus me aparece no Judô, quando estou ministrando alguma aula, quando algum aluno tem alguma dúvida, quando ganha medalha em alguma competição e vem correndo para mostrar, Ele aparece quando um pai confia seu filho à mim, aparece quando preciso ser rígida em alguma correção com algum atleta, aparece também quando não consigo ser melhor para os alunos, quando vou ao treino desanimada, chateada, mas sei que preciso estar ali, Deus aparece também quando algum aluno se machuca, vem chorando e não consigo tirar aquela dor, mas sei que Ele consegue, é dessa forma que no Judô, Deus aparece pra mim.
Ele também aparece quando choro. Quando a chateação é tão grande que parece não ter solução e eu não vou superar aquilo. Mas sempre supero, e aí Ele aparece também, como alguém que fala: "Relaxa, vai ficar tudo bem, você exagera demais."
Ele tem o costume de aparecer ao final do dia, quando o sol se põe e quando amanhece também, acho que é o modo de me dizer que esteve comigo no dia anterior e que no novo dia também estará. Aparece quando é noite, olho pro céu e a lua está lá, lindona, iluminando de forma magnífica.
Ele aparece na minha música preferida ou em uma música que me pedem para ouvir, num livro que leio, num filme que ensina uma lição, numa frase que leio no banco do ônibus ou no para-choque de um caminhão.
Deus em Suas infinitas maneiras de aparecer, escolhe sempre a forma mais simples, porém na maioria das vezes não estamos atentos, passa despercebido e perdemos a chance daquele momento com Ele.
Nesse momento, Deus aparece pra mim através de você, que parou um instante para ler esse texto, que vai sorrir ao ler alguma coisinha aqui, pode ser que vá chorar, mas pode ser também que não sinta nada e tá tudo bem, as vezes Deus aparece assim também.
Independente da forma que Deus resolver aparecer, que nós possamos ser presentes para Ele também, que de vez em quando a gente faça o contrário, sem que Ele precise pedir, afinal, Ele está sempre à nossa porta, que a gente também esteja à Sua porta.
Deus é assim, Ele É.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Seu compromisso é você




Num piscar de olhos estamos todos voltados para nós mesmos, tendo a oportunidade de enfim nos conhecermos, de ressignificar tudo em nossas vidas. Que doido isso, meu Deus!
Vivemos tanto tempo tentando fazer com que as pessoas nos encaixassem em suas vidas ou fazendo com que algumas se encaixassem em nossas vidas que acabamos deixando de viver um pouco, deixamos de lado o que temos de mais precioso: nossa oportunidade de escolhas, de decidir por nós mesmos, preocupados com o que os outros iam achar, com o que iam falar, deixamos com que a opinião alheia fosse mais importante que a nossa verdade, a verdade é essa.
E quando nos deparamos com a nossa própria companhia entendemos que dentre os nossos defeitos (que tanto evidenciamos), temos inúmeras qualidades e talentos. Percebemos que os nossos pensamentos e opiniões são importantes.
Com isso passamos a entender que não temos que adiar nada, tudo passa a ser no AGORA, no que temos nas mãos, no que nos propusemos a fazer por nós e fomos "empurrando com a barriga".
O que você tem feito pra mudar? Aliás, tem feito algo para mudar ou acha que tudo está bom do jeito que está? Vale a pena olhar pra dentro e se fazer essa pergunta. Será que sua resposta é coerente com o que você prega, vive, defende?
Chegou a hora de pensar e refletir tantas coisas que por muitas vezes não demos a mínima, por achar bobeira demais, perda de tempo. É isso mesmo?
Quem de fato sabe qual é sua missão no mundo? Quem pode me dizer qual é o melhor jeito de viver, se vestir, se comportar, tratar o outro, ser tratado? Quem, afinal, sabe realmente o que quer da vida?
Muitos são os nossos questionamentos, dúvidas que tentamos achar respostas desde quando nos "entendemos por gente", quando dizem que viramos adultos ou responsáveis, como preferir.
Então quando nos dermos conta de que tudo isso tem um propósito, de que precisamos tirar uma lição disso, acredito que vamos entender o motivo de estarmos nesse mundão.
SE mesmo assim não existir mudança, tudo ficar do jeito que está, é sinal de que não aprendemos sobre voltar pra si e SE CONHECER.
Então, a partir daqui pare um pouco, pense em você, não se preocupe, não é egoísmo ser um pouco egoísta as vezes e por um instante não pensar somente no outro, você tem que ser seu primeiro compromisso, portanto, pare de se atrasar.



terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Ressignificar é preciso



Dar ao outro a mesma importância que ele me dá. Pagar com a mesma moeda. Não aceitar a falta de reciprocidade. Banir todos que são tóxicos da minha vida. É preciso ressignificar.
Sim, dar um novo significado para o que chamamos de amizade, aos que consideramos serem nossos amigos. Sei que não é uma tarefa fácil mas também não é impossível.
Costumava fazer o exercício de sempre tirar um bom texto de cada coisa que vivia, que passava, cada coisa que fazia parte dos meus dias. As circunstâncias atuais estão bem propícias para isso. Espero conseguir aproveitar o momento.
Sempre ouvi a frase ''ninguém é feliz sozinho'', mas levava para um contexto casal, e HOJE eu quero falar de TODOS os casais, pois eu considero JUSTA toda forma de amor, só que no momento não é sobre isso que eu quero falar.
Podemos considerar a frase ''ninguém é feliz sozinho'' no contexto amizade também, mas precisamos nos atentar até onde isso nos fará bem, pois nem sempre ''ser sozinho'' é tão ruim assim ainda mais se quem temos ao nosso lado não é quem pensamos que é ou era de fato.
Minha mãe sempre me alertou sobre isso, hoje não mais, pois não está mais aqui, porém acredito ter aprendido um pouco a identificar os que na minha vida entram apenas para que eu os sirva. 
Demoro? Sim, demoro, mas chega uma hora que não dá mais pra esconder, ninguém consegue esconder uma postura de ''sanguessuga'' por muito tempo e o que dizem por aí é em verdade, uma hora a máscara cai.
Você não precisa ter na sua vida aquela pessoa que não te aplaude em nada, quem não se alegra com um sucesso teu, que não te incentiva naquele sonho mais bobo, que sempre encontra uma forma de te criticar, mas não pro seu aprendizado e sim para que você se sinta pra baixo. De gente assim, queira sempre a maior distância possível independente do tempo de amizade, pois nunca será tempo, mas cumplicidade, carinho e acima de tudo, respeito.
Embora as lembranças tenham sido boas, não permita que isso seja motivo para manter alguém na sua vida hoje, que não compactua com as suas ideias, que não caminhe nos mesmos passos que você, que não esteja na mesma vibe, é preciso amadurecer nisso.
Ressiginifcar é somente isso, dar um novo sentido a algo que um dia te fez bem, que hoje não faz tão bem assim, mas também você não quer jogar fora, quer apenas descobrir uma forma daquela situação melhorar, se podemos dizer assim.
Que cada um de nós descubra onde precisamos de um ressignificado e tenhamos a coragem de viver o novo.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Quero no meu tempo, é pedir muito?




Não é fácil desistir de algo. Pode ser um emprego, um relacionamento, um pedaço de torta, um objetivo, um sonho ou alguma expectativa que depositaram em você. Repito: não é fácil. Porém as forças de seguir adiante já se esgotaram. 
Fracasso? Medo de vencer? Falta de vontade? Desânimo? Definitivamente não sei, mas pode ser um pouco de cada coisa mencionada ou então apenas um: simplesmente não quero mais. Por que não pode ser só um "EU SÓ DECIDI QUE NÃO QUERO MAIS"? É regra terminar tudo que se começa? Em um dilema gigantesco a gente se vê a todo momento, pois é preciso ter uma carreira, um bom marido, uma boa esposa, filhos, uma família, só que antes disso vem a conclusão dos estudos, seguindo a linha lá da pré escola, ensino infantil, fundamental, médio, superior, o pós superior, se possível o doutorado, mestrado e por aí vai...sempre obtendo conhecimento. Mas tem gente que não se vê nesse "pagode" todo ou não sente vontade de tudo isso. Está feliz e isso tinha que ser o mais importante. Só que não é. Estamos à mercê das escolhas dos outros para nós ou então deixando com que criem expectativas em relação à nós. Chega disso não é?
Já desisti de muita coisa nos meus quase trinta e dois anos de vida. De algumas coisas, me arrependo, de outras, nem tanto, mas nada que me fizesse sofrer, acredito que tudo tem seu tempo pra concretizar.
É hipocrisia falar que não somos influenciados para qualquer coisa, alguma vez na vida isso vai acontecer com a gente, pode ser quando menos esperarmos. E tá tudo bem isso acontecer. Chega de alardes, de preocupações, de stress, chega, chega, chega!
Que possamos caminhar no nosso tempo, com as nossas pernas, aceitando sim, ajuda de quem quer agregar, não de quem acha que está ajudando, mas na verdade está ali só pra nós colocar pra baixo.